Top 10 dos jovens jogadores mais promissores do Caribe

Longe dos holofotes do futebol mundial, o sonho de alcançar o profissionalismo e o sucesso é ainda mais difícil para jogadores das pequenas ilhas do Caribe. Mas a falta de estrutura, profissionalismo e investimento não significam que a paixão pelo futebol não mova e incentive crianças e adolescentes a continuarem treinando e sonhando. Mesmo nessas condições, é possível surgirem promissores talentos que buscam, também, melhores condições de vida para familiares, para a comunidade e os futuros atletas. 
Separamos uma lista com os 10 mais promissores jogadores da região. Bora conferir quem são esses atletas. Quem sabe algum deles não chama a atenção de algum clube brasileiro?
1. Dorny Romero (República Dominicana) – Um dos mais promissores atacantes do Caribe vem da República Dominica e joga pelo Cibao FC, da Liga Dominicana de Fútbol (LDF). Aos 21 anos, Dorny Romero já figura na seleção sênior de seu país. O jogador tem sido decisivo por sua equipe e foi importante pela Seleção Sub 23, ajudando a República Dominicana alcançar a fase final das Eliminatórias para as Olimpíadas Tóquio 2020. Pela seleção principal disputou as eliminatórias para a Copa Ouro 2020 decidida na Liga das Nações da CONCACAF.. Rumores indicam que Romero estará em testes com os norte-americanos do Rio Grande Valley FC Toros, da United Soccer League (USL), equivalente a segunda divisão.
 
Dorny Romero Foto: enelterrenodejuego.com

2. Lamar Walker (Jamaica) – O atacante pela esquerda Lamar Walker, apesar de ter apenas 18 anos, já é chamado por Theodore Whitmore para defender os Reggea Boys. Walker é, desde a época dos jogos escolares, um dos jovens mais promissores jamaicanos e defende as cores do Portmore United, da Liga Jamaicana. Pela Claredon College, marcou 10 gols em 38 jogos, sendo fundamental nas conquistas da DaCosta Cup e Oliver Shield, na última temporada. Suas exibições pela seleção Olímpica e nos Jogos PanAmericanos de Lima, no Peru, chamaram a atenção do Vasco da Gama. O jogador esteve em testes no Gigante da Colina por duas semanas em agosto e, caso fosse aprovado, seria integrado a equipe Sub 20. Recentemente, Walker foi um dos convidados a participar do MLS Combine, onde teve a oportunidade de mostrar suas habilidades para as equipes do topo da hierarquia do futebol dos Estados Unidos.
Vídeo: Lamar Walker
 
 Lamar Walker com o uniforme do Vasco da Gama. Foto: Somos todos Vasco

3. John Paul Rochford (Trinidade e Tobago) – Ele é uma das apostas de Trinidade e Tobago na missão do país em voltar a sua “fase de glória”. A seleção anda mal das pernas e sua Liga Profissional está enfraquecida. Mesmo assim, John Paul Rochford, meio campista do Athletic Club
Port of Spain, de 19 anos, tem feito a diferença e marcando gols decisivos. Jogou o “The Ascencion Invitional Tournament” pelo FC Santa Rosa e carregou a equipe nas costas com belos gols. Fez
parte da equipe Sub 18/19 do Portland Timbers. Pelos norte-americanos disputou 16 jogos e anotou 8 vezes.
 
John Paul Rochford. Foto: SSLF - Secondary Schools Football League
4. Naël Élysée (Haiti) – O atacante haitiano Naël Élysée foi o artilheiro do campeonato de Overtrure do Campeonato Haitiano e chamou a atenção dos Costarriquenhos do Herediano. O jogador de 19
já está na Costa Rica para se juntar ao novo clube para a temporada 2020 por empréstimo do Don
Bosco FC. A rodada de “Clôuture” foi interrompida mas, juntando-se todos os jogos disputados nas
duas fases do torneio, foram 11 gols marcados.
 
Naël Elysse - Foto:haititempo.com
5. Petrez Williams (São Cristóvão e Névis) – Uma grave lesão enquanto estava na equipe Sub 18 do Portland Timbers forçou o jovem lateral esquerdo de São Cristóvão e Névis a retornar a seu país natal. Já recuperado e atuando pelo St. Pauls United FC, Williams já retornou a seleção de seu país, a qual é presente desde muito jovem. Pela seleção principal disputou as eliminatórias para a Copa Ouro 2020 decidida na Liga das Nações da CONCACAF e também representou São Cristóvão e Névis pelas Eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
 Petrez Williams durante as Eliminatórias Sub 23 contra a equipe Jamaicana
6. Luchently Vruutal (Curação) – Com seus jogadores importados da Europa, é praticamente impossível para um jovem atleta de Curaçao ganhar visibilidade representando seu país em competições internacionais. Um desses atletas que poderia representar sua nação e sonhar com a vida de jogador profissional é Luchently Vruutal. Ele, que já passou pelas categorias Sub 17 e Sub 20 da Seleção Nacional, está fazendo um ótimo início de temporada por seu novo clube, CSD Barber, e foi eleito em uma votação pública no site Wega di Bala, como o jogador do mês de dezembro da Liga MCB. O mesmo site divulgou rumores que indicavam uma possível transferência do jogador para algum clube holandês. Agora resta aguardar os próximos capítulos.
 
Luchently Vrutaal. Foto: Federashon Futbol Korsou
7. Edward Clarissa (Aruba) – O “winger” Edward Clarissa é, pela segunda temporada consecutiva, um dos destaques da Primeira Divisão de Aruba. Os números impressionantes do jogador de 19 anos pelo SV Deportivo Nacional o deram a oportunidade de fazer testes no Deportivo Lara, da Primeira Divisão da Venezuela, em janeiro de 2019. Na temporada 2019-2020, já são oito gols em nove jogos ajudando o Nacional a ocupar a terceira colocação no campeonato.
Edward Clarissa. Foto: Futbol Aruba
8. Diel Spring (São Vicente e Granadinas) – O meia atacante de São Vicente e Granadinas e do North Leeward Predators FC, Diel Spring, é um dos grandes responsáveis pela boa campanha de seu time na liga local nos últimos anos. O bom desempenho em campo o colocou na seleção principal e desde então não saiu mais. Pelos “Vincy Soca” disputou as eliminatórias para a Copa Ouro 2020 decidida na Liga das Nações da CONCACAF e o Windward Tournament Island, do qual São Vincente e Granadinas foi campeã. Na SVGFF National Club Championship são quatro gols em quatro jogos. Na primeira rodada marcou uma vez contra o Awesome FC e na segunda rodada marcou um hattrick contra o Avenues United FC. 
Participou também da CONCACAF Sub 20 em 2018. Confira os melhores momentos dele no torneio no link: Diel Spring Highlights
Diel Spring - Foto: Arquivo Pessoal
9. D’Andre Bishop (Antígua e Barbuda) –  O atacante pela lateral D’Andre Bishop é um dos jovens mais promissores de Antígua e Barbuda. Joga atualmente pelo Ottos Rangers FC, time que retornou a Primeira Divisão na atual temporada 2019-2020. Até agora conta com dois gols na liga. Aos 17 anos, já foi chamado para a seleção principal. Nas eliminatórias para a Copa Ouro 2020 via Liga das Nações da CONCACAF, marcou um gol contra Aruba, ajudando seu país a vencer o jogo por 2 x 1. Confira o gol aqui. Disputou também as eliminatórias para a Copa do Mundo Sub 17. 
 D'Andre Bishop no uniforme do Fortuna Düsseldorf Sub 19, da Alemanha, durante o período de testes, em fevereiro de 2019. Foto: IFK Maryland

10.
René-Charles Montabord (Martinica) – Mais um atacante pelos lados do campo na seleção dos 10 mais promissores jovens caribenhos. René-Charles Montabord tem 19 anos e se juntou ao Aiglon, da Primeira Divisão de Martinica nesta temporada. Chegou a seleção nacional em 2019 depois de se destacar na temporada 2018-2019 quando ainda jogava pelo RC Riviere-Pilote. Recentemente também foi chamado para o MLS Combine. Montabord também foi convocado pela seleção de Martinica na Ligas da Nações da CONCACAF.
René-Charles Montabord - Foto: Aiglon

Esquecemos de alguém nessa lista? Diga para nós nos comentários se tem mais algum jogador que
poderia receber a chance de um clube brasileiro.

Comentários

  1. Gerard Paul Lavergne 1/25/99
    Gol del Año LDF 2019
    All Star Team LDF 2019
    Titular Selección Nacional
    Titular Selección u23 Olímpico
    Capitán sub20 2018, 4 gols
    Campeón LDF 2018
    Campeón Ascenso 2017
    SubCampeon Ascenso 2018

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Na terra do reggae também se joga futebol

Veja quem são os destaques de cada time da Liga jamaicana 2019-2020